top of page

Análise das condições meteorológicas locais: Setembro de 2018

Atualizado: 3 de out. de 2018


Uma série de nuvens do tipo 'cumulus' junto ao rio Sorraia, em Coruche.

Finalizado o mês, procedemos então a uma análise resumida dos dados da minha estação de Coruche, relativos a temperaturas médias, máximas e mínimas, que são válidos no intervalo de 07 a 30 de setembro de 2018, inclusive.

Desta forma, o número de dias com temperaturas acima de 30.0ºC (dias quentes) foi bastante significativo, contabilizando-se 24. É de salientar uma onda de calor ocorrida no período de 22 a 26 de setembro, onde foram atingidos ambos os valores de temperatura máxima e mínima do mês, com 38.1ºC no dia 24 e 20.7ºC no dia 27, respetivamente. Este último valor de temperatura mínima representa o único valor de mínima tropical (temperatura mínima igual ou superior a 20.0ºC) registada pela estação em setembro, isto devido à intensificação das inversões térmicas no vale do Sorraia ao longo do mês (ar frio que, tipicamente, por ser mais denso que o ar quente, permanece nas camadas mais baixas do vale, bloqueando a manutenção de uma temperatura mínima mais elevada). A média de valores de temperatura máxima fixou-se em 33.53ºC (anomalia positiva de 4.3ºC em relação ao normal) e, para a temperatura mínima média, esse valor foi de 15.54ºC (+0.04ºC em relação ao normal). Assim, o mês de setembro foi considerado, pelo IPMA, o mês mais quente desde que se efetuam registos.


Gráfico mensal de temperatura máxima e mínima da estação (7-30 setembro)

Precipitação

No espetro pluviométrico, registou-se 0.00mm de valor acumulado na estação, ou seja, existiu total ausência de precipitação desde o dia da instalação do pluviómetro. É significativo referir as condições de instabilidade atmosférica existente em certos períodos do mês, em especial na segunda quinzena, onde, localmente, ocorreram células convectivas intensas que proporcionaram a formação de trovoadas com precipitação intensa em alguns locais do concelho de Coruche (em redor da estação).


Célula convectiva vista de Lisboa que atingiu locais perto de Coruche no dia 26. Foto: João Mendonça

Vento

Quanto ao vento, a rajada máxima registada foi de 34 km/h, no dia 9 de setembro, provindo de NW (típico valor de nortada).


Texto: Carlos Pereira

46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page